No dia 30 de setembro, a Receita Federal pagou o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda (IR) de 2024. De acordo com a Receita, cerca de 511 mil contribuintes receberam o pagamento, totalizando mais de R$ 1,03 bilhão. Se caiu na malha fina, saiba como regularizar sua situação.
Contribuintes que aguardavam a restituição, mas não receberam, podem ter tido suas declarações retidas, o que significa que caíram na malha fina — situação comum por erros, valores incorretos, rendimentos omitidos ou divergências cadastrais.
Para verificar se caiu na malha fina, o contribuinte deve:
1. Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);
2. Selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”;
3. Na aba “processamento”, escolher “pendências de malha”.
Se caiu na malha fina, saiba como regularizar sua situação: o contribuinte pode retificar a declaração pelo site da Receita ou no programa utilizado originalmente. A retificação é permitida tanto para a declaração deste ano quanto para as dos últimos cinco anos, sem gerar multa por atraso.
Como alternativa, é possível comprovar os dados corretos por meio do e-CAC, organizando a documentação necessária. Caso nenhuma das opções resolva a pendência, será possível agendar uma visita presencial à Receita Federal a partir de 2 de janeiro de 2025 para resolver o problema diretamente.